TEXTO: Colossenses 1:9-14
"Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. A excelência da pessoa e da obra de Cristo. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados." (Colossenses 1:9-14)
Esta é uma das epístolas da prisão (Cl 4.3), escrita para combater falsas doutrinas. Nessa carta Paulo insiste em que somente por Cristo é que Deus perdoa e salva. Os seguidores de Cristo têm uma nova vida por estarem unidos com Ele, e essa vida se manifesta no amor mútuo. (3.12-1
Colossos é uma cidade da Frígia, um distrito da província da Ásia, ficava a 120 km de Éfeso. Havia ali uma igreja pastoreada por Epafras e Arquipo. A igreja foi fundada por Epafras, que juntou a Paulo na prisão em Roma para orarem pelas igrejas do vale do rio Lico.
Situada nas margens desse rio, que ficava a sudeste da Ásia Menor, ela tinha sido uma cidade grande e próspera desfrutando de uma industria de lã e de uma estratégia comercial importante na rota entre Éfeso e o Eufrates. Com o tempo ela declinou, dando lugar às cidades de Laodicéia e Hierápolis.
Os cristãos a quem Paulo estava se dirigindo estavam lutando contra uma forma de filosofia judaica de influencia grega que considerava os crentes ainda vulneráveis às forças espirituais. Pensavam que tais forças deveriam ser aplacadas com algum tipo de ascetismo em relação à comida e bebida.
A carta tem o propósito de ajudar os crentes a entenderem que para ganharem aceitação perante Deus eles precisam tão somente de Cristo, e nada mais. Deus já os aceitou em Cristo na sua morte e ressurreição. O texto fala da oração do apóstolo Paulo e de Epafras, o fundador da igreja, ali em Colossos.
Proposição: A exemplo de Paulo e Epafras precisamos interceder pela igreja do Senhor.
Sentença de transição – O texto lido mostra alguns tópicos da intercessão de Paulo e Epafras a favor da igreja de Colossos.
1. Transbordar do pleno conhecimento da Vontade de Deus. Vs. 9
O verbo transbordar significa derramar, é estar tão cheio que sai pelas bordas. A palavra plena significa completa, total, cheia. Não conhecer apenas um pouco da vontade de Deus, não uma parte dela, mas sim, a totalidade da vontade de Deus.
Não são poucos os cristãos que conhecem a vontade de Deus pela metade. Querem saber somente do que satisfaz o coração egoísta. Falam e pensam muito nas promessas que estão exaradas nas Sagradas Escrituras, mas se esquecem dos mandamentos, dos estatutos, das leis do Senhor.
É tempo de intercedermos pela igreja do Senhor para que a mesma venha conhecer de maneira plena qual a vontade de Deus tanto para si como para cada cristão individualmente.
2. Viver de modo digno do Senhor para seu inteiro agrado – vs. 10
O propósito supremo de todo cristão é glorificar a Deus e agradá-lo para sempre. Todos os nossos atos sejam em palavras sejam em ação devem estar voltados para o Deus eterno e soberano. Viver de modo digno do Senhor é o que deve importar para o cristão.
Os primeiros cristãos quando perseguidos pelos imperadores romanos, eles dignamente sofreram, muitos deles, o martírio. Todavia, viveram para o inteiro agrado do Senhor. Na época da Reforma Protestante na Inglaterra não foram poucos os verdadeiros cristãos que morreram queimados em fogueiras por não se retratarem da fé.
3. Frutificar em toda boa obra.
Jesus falou da frutificação dos ramos. Ele falou de que ele era a verdadeira videira e que os cristãos são os ramos. Todo o que estiver na videira e não der frutos, ele corta e joga no fogo e todo que der frutos ele poda para que dê mais frutos ainda.
Os cristãos são chamados para serem frutíferos. Não há lugar na vida da igreja a falta de frutos. Os frutos são testemunhos de que há vida e vida em abundancia. Frutos em todas as áreas das atividades. Em efésios 2:10 o apóstolo Paulo diz que Deus nos chamou para andarmos em toda boa obra.
Aqui, tanto Epafras como Paulo estão orando para que a igreja de Colossos fosse uma igreja rica na produção de frutos para o Reino de Deus. Estão preocupados com o desenvolvimento daquela igreja e que a mesma seja benção para as pessoas daquela cidade.
4. Crescer no pleno conhecimento de Deus.
Primeiro eles oram para que os colossenses transbordassem no pleno conhecimento da vontade de Deus, Agora, oram para que eles cresçam no pleno conhecimento de Deus. Há diferença? Ou queriam enfatizar a mesma coisa? Creio que há diferença. Transbordar do pleno conhecimento da vontade de Deus, é saber o que Deus espera de cada um, como igreja e como pessoa. É conhecer a sua vontade que é boa, agradável e perfeita. È conhecer aquilo que está na Palavra de Deus.
Conhecer a Deus é mais subjetivo, mais pessoal, mais íntimo. Uns conhecem sobre Deus, outros conhecem a respeito das coisas referentes a Deus. Mas o mais importante é conhecer Deus, a sua própria Pessoa. Pleno conhecimento de Deus é um relacionamento cuja palavra em hebraico é YADAH. Essa palavra é aplicada no Velho testamento para o relacionamento entre um homem e uma mulher resultando da gravidez da mesma.
Não podemos nos contentar em conhecer a respeito de Deus, saber das coisas pertinentes ao seu caráter, à sua Pessoa, às Suas obras, mas devemos procurar conhecer a Deus relacionando com Ele de maneira profunda.
5. Fortalecer com todo poder
Um outro tópico da intercessão que estavam fazendo em favor da igreja de Colossos era o de serem fortalecidos com todo o poder. Força contra aquela filosofia que trazia confusão nas mentes dos cristãos ali. Força contra as supertições de bebidas e comidas.
Paulo afirma que Cristo é o cabeça de todo principado e potestade. Não porque temer, não há porque ficar confuso, pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Haviam sido mortos e sepultados juntamente com Cristo e também foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus, que O ressuscitou dentre os mortos.
Conclusão: A exemplo desses dois grandes servos de Deus do passado nós hoje precisamos interceder pela igreja do Senhor Jesus Cristo. Muitas intercessões são feitas para que a igreja cresça numericamente, para que evangelize, para que seja missionária, e outras coisas mais. Creio que isto não está errado. Todavia, precisamos nos alertar para o tipo certo de intercessão. Vejo aí, nas palavras de Paulo o caminho que levará a igreja a crescer numericamente, a ser evangelizadora e tendo uma visão missionária, mas para isso precisa:
- Transbordar do pleno conhecimento da vontade de Deus.
- Viver de modo digno do Senhor para o seu inteiro agrado.
- Frutificar em toda boa obra.
- Crescer no pleno conhecimento de Deus.
- Fortalecer com todo poder.
Rev. Washington Paulo Emrich
Nenhum comentário:
Postar um comentário