terça-feira, 2 de agosto de 2011

A LIÇÃO DA HUMILDADE.

MATEUS. 18:1-5.

1-NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
2-E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
3-E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
4-Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
5-E qualquer que receber em meu nome um menino tal como este, a mim me recebe.


Versículo 2: Cristo, assim como os profetas da antiguidade, ensinava por meio de gestos, sinais e objetos materiais. A lição da humildade é tão importante que, de qualquer maneira, devemos aprendê-la. Em vez de menosprezar as crianças, como nosso orgulho nos leva a fazer, devemos contempla-las e meditar nesta lição de Cristo sobre a humildade.


Versículo 3: Aos que procuram os lugares de mais honra no Reino, Jesus declara que realmente não estão no Reino. Anjos foram lançados fora dos céus por causa do orgulho. Os que se ensoberbecem cairão na condenação do diabo (1Tm.3:6). Se não abandonarmos o nosso orgulho, a entrada nos céus nos será proibida. É evidente , portanto, que as criancinhas são salvas.


Não significa meninos:
a) no entendimento (1Co.14:20);
b) na firmeza (Ef.4:14);
c) na censura (Mt.11:16,17);
d) no conhecimento da Palavra (Hb.5:12-14).


Mas, sim, meninos:
a) em desejar o leite espiritual da Palavra (1Pe.2:2)
b) em confiar no Pai celestial que nos alimentará e vestirá (Mt.6:25)
c) isento de malicia (1Co.14:20)
d) na humildade.


É a isso que se refere Cristo. Como criança, 'não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes, não sejas sábio em vós mesmos' (Rm.12:16). 


Versículo 4: A resposta de Jesus causa bastante surpresa. Conforme a ideia popular, deveria responder: Quem pois, se tornar como um anjo, ou como o pastor de nossa igreja, esse é o maior no Reino dos Céus.


Versículo 5: Receamos que se nos humilharmos como criança, ninguém nos receberá mais? Receamos que o próximo nos maltratará? Mas a essa dificuldade Cristo antecipa, acrescentando: 'Qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a min me recebe. Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar' (Mt.18:5,6). Esta palavra divina é como uma barreira de fogo em redor dos fiéis.
Quem põe sua mão sobre a cabeça da criança, põe-na sobre o coração da criança. Igualmente, quem recebe um dos mais pequeninos recebe a Cristo, que tanto ama os pequeninos.




Espada Cortante 1 - EBD-CPAD 

Nenhum comentário: